TAGS: ,

Lisboa, 24 jan (Lusa) – As assembleias de voto para as eleições presidenciais abriram às 08:00 de hoje em Portugal Continental e na Madeira, encerrando às 19:00.

Nos Açores, as mesas de voto abrem e encerram uma hora depois em relação à hora de Lisboa, devido à diferença horária.

Mais de 10,8 milhões de eleitores são chamados a escolher o novo Presidente da República, que irá suceder a Marcelo Rebelo de Sousa, sendo sete os candidatos aceites.

TAGS: ,

São as palavras que dão significado e importância às mensagens. Depois, são os atos que, pela coerência, lhes dão valor e as registam na história.

Ontem, a cerimónia de posse de Joe Biden como o 46º Presidente dos Estados Unidos da América, foi recheada de palavras e de mensagens com enorme significado e transcendência que sensibilizaram o íntimo das pessoas de boa vontade em todo o mundo. Recados que se impunham, para restaurar os valores, a decência e a dignidade de um país ainda atordoado pelas turbulências de uma gestão tresloucada levada a cabo por um não menos tresloucado indivíduo.

Da fragilidade da democracia ... à prevalência da democracia. parece que a normalidade voltoudo a Washington com Joe Biden. É um alívio que não faz esquecer ao novo Presidente os trabalhos tremendos que tem pela frente.

Joe Biden garantiu que vai ser o “Presidente de todos os americanos”. “Prometo-vos, vou lutar com com a mesma força por aqueles que não me apoiaram quanto por aqueles que me apoiaram.”

Durante o seu discurso, em que não referiu directamente o nome de Donald Trump uma única vez, identificou os principais desafios que os Estados Unidos enfrentam, nomeadamente a pandemia de covid-19, o racismo e crise económica, e prometeu enfrentá-los com a união de todos os americanos.

“Superar esses desafios, restaurar a alma e garantir o futuro da América exige muito mais do que palavras”, reiterou Biden, “Requer a mais elusiva de todas as coisas de uma democracia: a união”, concluiu.

Perto do final do seu discurso, que durou 23 minutos, Joe Biden pediu um momento de silêncio em homenagem às mais de 400 mil vítimas de covid-19 nos Estados Unidos. Depois, finalizou com a promessa de cumprir a Constituição e servir o povo norte-americano com “propósito e determinação”.

Cascais Diário

"Com o tempo… uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta, formará um público tão vil, tão injusto e tão hipócrita quanto ela própria". O Cascais Diário surge para se afirmar como um projecto de informação, orientado por critérios de rigor, verdade, criatividade editorial e oportunidade, sem qualquer dependência de ordem ideológica, política, económica, moral ou religiosa.

Estatuto Editorial

Sede
Cascais
Propriedade
OCSE - Comunicação Social e Eventos, Lda
Publicidade

Mais Recentes

24
Jan.2021

JUSTIÇA - A QUEM APR...

DIREITO À OPINIÃO ... A QUEM A TEM !!! Henrique Neto, engenheiro técnico, pensador, empresário,...

24
Jan.2021

Presidenciais: Assem...

Lisboa, 24 jan (Lusa) – As assembleias de voto para as eleições presidenciais abriram às 08:00 de ho...

22
Jan.2021

NOVAS MEDIDAS em vig...

Neste período,  decisivo para o nosso combate ao Covid ... será essencial uma disciplina, uma c...

21
Jan.2021

Amanda Gorman concen...

São as palavras que dão significado e importância às mensagens. Depois, são os atos que, pela coerên...