Chamo à colação a entrevista que Maria José Morgado deu à SIC, em 28 de Janeiro de 2015, quando em conversa directa com António Costa.
Pela inegável dimensão do seu estatuto pessoal, intelectual e profissional, julgo que o pensamento e a análise de Maria José Morgado não devem ficar ocultos nem, muito menos, sujeitos a distorções de interpretação arquitectadas pelos hábeis peritos na matéria.
Em face da oportunidade que nos será concedida no dia 6 de Outubro próximo com realização das próximas eleições Legislativas por voto pessoal, directo, presencial, secreto e universal de todos os cidadãos recenseados para legitimamente dar-mos o aval às decisões que irão condicionar o nosso futuro nos próximos anos, pareceu-me do mais elementar bom senso proporcionar aos leitores a oportunidade de relembrar o que pensa esta ilustre portuguesa.
Para que a reflexão sobre tão importante momento não exclua todos os ingredientes que o conduzam a um acto lúcido, solidário e patriótico, o Cascais Diário recorreu ao documento que se encontra no Youtube para ampliar o conhecimento público, e estimular as emoções.