Fiquei a saber há pouco, pela SIC, que, desta feita, é o Professor Bacelar Gouveia que está na berlinda!
Vem, assim, este ilustre Professor Catedrático de Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, ex-Presidente do respectivo Conselho Científico, Presidente do Conselho Fiscal da Ordem dos Advogados, que há menos de dois meses ficou em primeiro lugar num concurso para juiz do Supremo Tribunal de Justiça como jurista de mérito.
Se a tudo isso juntarmos a sua actividade como douto "Consigliere" de uma catrefa de pessoas importantes ($$$) e de entidades influentes em decisões estratégicas que nos governam ... bem podemos arregalar os olhos quando lemos a razão específica que o trouxe hoje, às paginas dos jornais:
"O professor catedrático, docente na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, é suspeito de ter vendido doutoramentos a alunos dos PALOP a troco de contrapartidas."
Sei bem que todos gozamos da presunção de inocência até que provado em contrário e, portanto, a notícia da SIC cumpre apenas a vertente informativa e nada tem de acusatório. Mas, convenhamos, ... o homem leva um murro no estômago de todo o tamanho. Lamento que o nome do Professor Bacelar Gouveia venha engordar a já extensa lista dos cidadãos que nos têm vindo a desiludir pelas piores das razões ... sobretudo, por terem traído a confiança e a boa fé de quem já se tinham habituado a conceder-lhes a reverência, o respeito e a admiração.